A festa do Lambe Sujo e Caboclinhos em Laranjeiras acontece sempre no segundo domingo de outubro. É uma festa que mobiliza grande parte dos moradores da cidade, que se envolvem, seja na preparação das vestimentas vermelhas - no caso das roupas dos Lambe Sujos- seja na organização de almoços para reunir famílias e amigos para acompanhar o evento.
É importante ressaltar que este ano houve um grande número de crianças caracterizadas de Lambe Sujo e Caboclinhos, fato este de muita importância para incentivar este público a valorização da cultura popular local.
Os líderes do Lambe Sujo e Caboclinhos desenvolvem um importante papel no festejo: eles lideram seus grupos para que tudo possa acontecer sem problemas. É uma liderança que garante a apresentação de todos dentro do contexto que relata a história encenada durante a festa: o conflito entre índios e negros.
É um evento que tem início às 5 da manhã, com a alvorada, sendo concluído às 17 horas, quando o combate entre índios e negros chega ao final.
O Rei
O Pai Juá
O Feitor
A Mãe Suzana
O combate entre índios e negros
“Tava capinando
A princesa me chamou
Alevanta, nego
Cativeiro acabou”
( trecho da música do Lambe Sujo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário