sábado, 27 de junho de 2015


UM PASSEIO PELA CULTURA NO MERCADO TALES FERRAZ - ENSAIO FOTOGRÁFICO


Janaina Couvo

Criado em 1949, o Mercado Tales Ferraz, em Aracaju, reúne uma diversidade de elementos culturais que ultrapassam as representações da cultura sergipana, sendo possível encontrarmos referências ao artesanato de outros estados.  Porém, é o espaço onde o visitante pode encontrar representaçoes da cultura local,  marcado por uma variedade do seu artesanato.  
Além disso, o Mercado também tem os seus personagens, que diariamente estão lá, comercializando seus produtos, como Dona Izabel Bonequeira, Seu Careca, O forrozeiro Boca Louca e o filho do saudoso João Firmino Cabral, comercializando os livretos de cordel.
Passear dia de sábado no Mercado Talez Ferraz é se encantar pela beleza e diversidade da arte popular que ali está representada, e que hoje pode ser visualizada neste ensaio fotográfico.

Mercado Tales Ferraz- Aracaju































E VIVA A CULTURA DOS MERCADOS!!!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

PRESENTES PARA A RAINHA DO MAR

     

  Levar presentes para Iemanjá é um ritual que acontece todos os anos no dia 2 de fevereiro em várias partes do país.  Em Salvador, Bahia, o bairro do Rio Vermelho recebe  centenas de pessoas anualmente neste dia, com  os mais diferentes presentes para serem entregues à Rainha do Mar.
         

Presente entregue na Casa de Iemanjá, no Rio Vermelho

          O presente principal da festa é organizado pelos pescadores  da comunidade do Rio Vermelho.  

O presente dos pescadores


        São pessoas do candomblé , da Umbanda, ou  pessoas que não pertencem às religiões afro-brasileiras mas tem sua devoção com Iemanjá, levam de uma simples rosa a um grande balaio decorado com perfumes, bijuterias, flores, pentes, espelhos e os mais diferentes objetos femininos. 



         Alguns fazem questão de enfrentar as enormes filas que se formam nas proximidades da Casa de Iemanjá, onde é montado um barracão para serem colocados os presentes que os pescadores levarão ao mar ao longo do dia.

A fila para entregar os presentes

        Outros fazem questão de  levar pessoalmente ao mar ou seguindo nas embarcações que ficam à disposição na praia.  O cheiro de alfazema e as centenas flores jogadas ao mar contribuem para a decoração particular deste dia na praia do Rio Vermelho.



         A fé e a devoção em torno de Iemanjá pode ser observada ao longo de todo o dia, tendo o seu momento mais importante quando a imagem com o presente dos pescadores é levado ao mar.




         Assim, todos os anos, a Rainha do Mar recebe seus presentes.

Janaina Couvo
Texto e fotografias

O presente dos pescadores sendo levado ao mar..